segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Conto de Natal
A Christmas Carol
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
A Christmas Carol é um livro de Charles Dickens. Com várias traduções no Brasil, sendo a mais correta Um Cântico de Natal, o livro foi escrito em menos de um mês originalmente para pagar dívidas, mas tornou-se um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos. Charles Dickens o descreveu como seu "livrinho de Natal", e foi primeiramente publicado em 19 de dezembro de 1843, com ilustrações de John Leech. A história transformou-se instantaneamente num sucesso, vendendo mais de seis mil cópias em uma semana.
[editar]Sinopse
Scrooge encontra as almas penadas
Ebenezer Scrooge é um homem avarento que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, seu pobre, mas feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.
Numa véspera de Natal Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio Jacob Marley, morto havia sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que seu espírito não pode ter paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma chance, e por isso três espíritos o visitariam.
O primeiro espírito chega, um ser com uma luz que emanava de sua cabeça e um apagador de velas embaixo do braço à guisa de chapéu. Este é o Espírito dos Natais Passados, que leva Scrooge de volta no tempo e mostra sua adolescência e o início da sua vida adulta, quando Scrooge ainda amava o Natal. Triste com as lembranças, Scrooge enfia o chapéu na cabeça do espírito, ocultando a luz. O espírito desaparece deixando Scrooge de volta ao seu quarto.
O segundo espírito, o do Natal do Presente, é um gigante risonho com uma coroa de azevinho e uma tocha na mão. Ele mostra a Scrooge as celebrações do presente, incluindo a humilde comemoração natalina dos Cratchit, onde vê que, apesar de pobre, a família de seu empregado é muito feliz e unida. A tocha na mão do espírito tem a utilidade de dar um sabor especial à ceia daqueles que fossem "contemplados" com sua luz. No fim da viagem, o espírito revela sob seu manto duas crianças de caras terríveis, a Ignorância e a Miséria, e pede que os homens tenham cuidado com elas. Depois disso vai embora.
O terceiro espírito, o dos Natais Futuros, apresenta-se como uma figura alta envolta num traje negro que oculta seu rosto, deixando apenas uma mão aparente. O espírito não diz nada, mas aponta, e mostra a Scrooge sua morte solitária, sem amigos.
Após a visita dos três espíritos, Scrooge amanhece como um outro homem. Passa a amar o espírito de Natal, e a ser generoso com os que precisavam, e a ajudar seu empregado Bob Cratchit, tornando-se um segundo pai para Pequeno Tim. Diz-se que ninguém celebrava o Natal com mais entusiasmo que ele.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dicionário inFormal | |
O dicionário de português gratuito para internet, onde as palavras são definidas pelos usuários. Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português. Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português! | |
About Me
Arquivo do blog
-
▼
2008
(241)
-
▼
dezembro
(18)
- Biblioteca eletrônica da USP
- Biblioteca eletrônica da USP
- Animais e crianças ensinam
- Sem título
- Exemplo de preocupação com professores
- Passando dos cinquenta
- Leitura online
- Lançamento-trecho de "Os contos de Beedle, o Bardo"
- Internet e investigação de pedofilia
- História de Natal
- Agradecendo e repartindo novos selos! (2)
- O sono das águas
- Conto de Natal
- Stand by me
- TicTac Greenpeace
- A Estante de Gatos [The Catcase]
- Massacre em Gaza
- Conhece o Mr. Magoo?
-
▼
dezembro
(18)
Entrevistas com autores brasileiros
http://www.cronopios.com.br/perfil_literario/
Links legais
- http://thirinhas.wordpress.com/
- http://velozeseturbinados.blogspot.com
- http://tododostempos.blogspot.com/
- http://temtodasasmusicas.blogspot.com/
- http://fatosetudo.blogspot.com
- osemaforo
- http://estantedoestudante.blogspot.com
- http://sarauxyz.blogspot.com
- http://marketing-na-web.blogspot.com/
- http://ESQUECEU COMO SE CONJUGA,POR EXEMPLO,O VERBO ADEQUAR NO PRESENTE DO INDICATIVO? É FÁCIL, ENTRE NO LINK: http://linguistica-insite.com.br/cgi-bin/conjugue
Nenhum comentário:
Postar um comentário