domingo, 7 de dezembro de 2008
Exemplo de preocupação com professores
» PLANTÃO GAZETA( www.gazetaonline.com)
06/12/2008 08:19
Pesquisa mapeia saúde dos profissionais da Educação Pública
Um mapeamento sobre a situação de saúde-doença dos profissionais da rede básica de Educação em Mato Grosso identificou a prevalência de doenças existentes entre os trabalhadores da Educação. O levantamento realizado pela equipe de Qualidade de Vida da Seduc, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (SAD), subsidiará ações para promoção, prevenção, intervenção e reabilitação da saúde dos professores e técnicos da área.
O acompanhamento realizado durante sete meses avaliou 95% das pessoas dos 141 municípios que passaram por perícia médica em 2007. No universo de mais de dois mil profissionais pesquisados foram diagnosticadas entre as principais doenças transtornos mentais (estresse, depressão e dependências químicas), doença osteomuscular (artrite, tendinite, problemas da coluna e outras).
Foram sete meses de estudo iniciados em maio de 2008. A partir dessa base documental o governo forma um arquivo de caráter quantitativo para desenvolver ações positivas, focadas nas causas dos problemas de saúde diagnosticados. Os trabalhos desenvolvidos pela Seduc tiveram a colaboração da Coordenação de perícia médica da SAD e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest).
A coordenadora da pesquisa pela Gerência de Qualidade de Vida da Seduc, Marisa Marcelo Carvalho, acompanhada das professoras Ana Paula Rocha Carvalho e Miriam Arruda Ferreira, e demais representantes dos demais setores estaduais, programam para fevereiro de 2009 a elaboração de um plano de trabalho e a construção de Banco de Dados. “A proposta é desenvolver estratégias para reduzir os agravos de saúde apontados”, declara.
Conforme a coordenadora, o grande número de licenças médicas e de profissionais com readaptação de função levou o setor a desenvolver a pesquisa para obter respostas para reverter o quadro. “Queremos reverter o quadro”, diz.
Após a primeira fase da pesquisa, a perspectiva é dar continuidade nos trabalhos e atender a todas as unidades escolares. O alvo é o ensino de qualidade. “Educadores só podem atingir isso com saúde e qualidade de vida”, conclui.
Autor: Raquel Ferreira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dicionário inFormal | |
O dicionário de português gratuito para internet, onde as palavras são definidas pelos usuários. Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português. Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português! | |
About Me
Arquivo do blog
-
▼
2008
(241)
-
▼
dezembro
(18)
- Biblioteca eletrônica da USP
- Biblioteca eletrônica da USP
- Animais e crianças ensinam
- Sem título
- Exemplo de preocupação com professores
- Passando dos cinquenta
- Leitura online
- Lançamento-trecho de "Os contos de Beedle, o Bardo"
- Internet e investigação de pedofilia
- História de Natal
- Agradecendo e repartindo novos selos! (2)
- O sono das águas
- Conto de Natal
- Stand by me
- TicTac Greenpeace
- A Estante de Gatos [The Catcase]
- Massacre em Gaza
- Conhece o Mr. Magoo?
-
▼
dezembro
(18)
Entrevistas com autores brasileiros
http://www.cronopios.com.br/perfil_literario/
Links legais
- http://thirinhas.wordpress.com/
- http://velozeseturbinados.blogspot.com
- http://tododostempos.blogspot.com/
- http://temtodasasmusicas.blogspot.com/
- http://fatosetudo.blogspot.com
- osemaforo
- http://estantedoestudante.blogspot.com
- http://sarauxyz.blogspot.com
- http://marketing-na-web.blogspot.com/
- http://ESQUECEU COMO SE CONJUGA,POR EXEMPLO,O VERBO ADEQUAR NO PRESENTE DO INDICATIVO? É FÁCIL, ENTRE NO LINK: http://linguistica-insite.com.br/cgi-bin/conjugue
Nenhum comentário:
Postar um comentário