domingo, 15 de março de 2009

O perigo narguile


Saiba mais sobre a perigosa 'onda' do narguile.( circulando na internet)

Lembram do gato, um personagem, da história da Alice? Lewis Carrol já anunciava os efeitos danosos do Narguile.

Médicos garantem que a nova moda entre os jovens é perigosíssima. O narguile é tão nocivo quanto o cigarro! A única forma de minimizar os males causados pelo narguile é evitar o uso e não aspirar a fumaça.

Onde tem fumaça, às vezes, tem um narguile - e é aí que mora o perigo!

Mesmo porque o tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio agora é a nova moda entre os jovens no Brasil.

Tudo começou com a exibição na televisão de uma novela. Em seguida, bares e restaurantes aderiram à onda para agradar aos clientes. Assim, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre. Entre a garotada corre a falsa informação de que esse tipo de fumo não faz mal à saúde.

Além disso, a internet é outro canal que tanto pode informar, como desvirtuar a informação. Na rede 'pipocam' vídeos que estimulam o uso do narguile, ensinando como preparar o aparelho com fumo, vodka, maconha e outras substâncias, o que torna o cachimbo ainda mais perigoso.

Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguile tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel. Atualmente no mercado brasileiro, o narguile, narguilé, ou arguile é encontrado em diversos formatos, com 1 a 12 saídas de mangueiras, personalizados, podendo equipar com diversos acessórios.

Como funciona

Ele funciona quando é aspirado por um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.

Segundo o médico Sérgio Ricardo Santos, presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguile causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas – já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização. Vale lembrar que o seu uso é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.

Apesar de toda informação disponível, muitos pais ainda desconhecem os perigos oferecidos pelo narguile.. Há casos de pais que chegam a presenter seus filhos adolescentes com o aparelho.

Por isso, antes de sair por aí tomando uma atitude como essa ou autorizar que seu filho participe de uma roda de narguile, é importante conhecer as verdadeiras consequencias que esse hábito pode ter.

Efeitos à saúde

Também conhecido como ‘hookah’ nos países de língua inglesa, ou por ‘shisha’ no norte da África, o narguile pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Especialistas em doença respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, adverte o médico José Eduardo Delfini Cançado, presidente da SPPT.

Estudos recentes contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguile, que pode durar entre 20 minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros. E são consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável. Dessa maneira, inala-se maior quantidade de toxinas.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) realizou uma pesquisa em 2006 com 3.189 universitários brasileiros, na qual mostrou que depois do cigarro, o narguile foi apontado como a forma mais freqüente de consumo do tabaco entre esses jovens.

Ainda segundo o INCA, o compartilhamento da piteira e da mangueira também pode ter sérias consequencias. Em países onde o uso é acentuado, como na Índia, existe um alto risco de transmissão de hepatite A, herpes, tuberculose e outras doenças infecciosas.

O que muitos pensam erroneamente é que esse tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde. Longe disso: por conter diversas toxinas, o narguile pode causar câncer de pulmão e doenças cardíacas.. "A única forma de minimizar os males causados pelo narguile é evitar o uso e não aspirar a fumaça", alerta Sérgio Santos.

2 comentários:

Colin Foster disse...

olha, essa de pais presentearem os filhos eu tenho lá minhas dúvidas... só se for iguais aqueles pais da novela das 8, que passam a mao na cabeça do filho pit boy... eu já fiz uso do narguilé, mas não sabia que era TÃO nocivo à saude assim... um post desses é sempre bom para conscientizar a quem já usou e a quem pretende usar em algum momento.

um abraço

http://oalto-falante.blogspot.com

Si Mone Mandalas disse...

Pois acontece, ontem meu namorado presenteou o filho de 17 anos com uma e ainda fumou junto...
Fiquei repreendendo e acabei sendo taxada de careta...
tem louco pra tudo.

Dicionário inFormal

O dicionário de português gratuito para internet, onde as palavras são definidas pelos usuários.
Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português.
Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português!


http://www.dicionarioinformal.com.br/

Entrevistas com autores brasileiros

http://www.cronopios.com.br/perfil_literario/

Minha lista de blogs

Itens compartilhados de joyce

Páginas