quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Prêmio Jabuti

Cristovão Tezza vence Prêmio Jabuti de melhor romance

O autor catarinense Cristovão Tezza venceu o Prêmio Jabuti 2008 de melhor romance, com "O Filho Eterno". Os vencedores de 20 categorias do Jabuti foram divulgados hoje pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Na categoria romance, o segundo lugar foi para Bernardo Carvalho, com "O Sol se Põe em São Paulo" e o terceiro, para Bia Bracher, com "Antônio". Ao receber a notícia sobre o prêmio, Tezza disse que já vinha observado uma boa acolhida do público ao seu livro, principalmente por meio da internet, com os e-mails que chegam até ele.

"O livro pegou, por conta da mistura de ficção com realidade. Faz o retrospecto de uma geração, aponta para as dificuldades de relação entre pai e filho e apresenta um painel dos últimos 30 anos de história do Brasil", disse Tezza. Para ele, "trata-se de um livro de maturidade, que não mente nem faz média".

Na categoria poesia, Ivan Junqueira conquistou o primeiro lugar com "O Outro Lado", seguido por Marcus Vinicius Teixeira Quiroga Pereira, com "O Xadrez e As Palavras", e Paulo Fernando Henriques Britto, com "Tarde". O Jabuti de melhor livro de contos foi para Vera do Val por "Historias do Rio Negro". "A Prenda de Seu Damaso e Outros Contos", de Jorge Eduardo Pinto Hausen ficou em segundo lugar e "Fichas de Vitrola", de Jaime Prado Gouvêa, em terceiro.

"1808", de Laurentino Gomes, foi eleito o melhor livro de reportagem,seguido por "O Massacre", de Eric Nepomuceno, e "Bar Bodega: Um Crime de Imprensa", de Carlos Dorneles . Na categoria biografia, o vencedor foi Marco Antonio de Carvalho, com "Rubem Braga: Um Cigano Fazendeiro do Ar".

Extraído de MSN

Nenhum comentário:

Dicionário inFormal

O dicionário de português gratuito para internet, onde as palavras são definidas pelos usuários.
Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português.
Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português!


http://www.dicionarioinformal.com.br/

Arquivo do blog

Entrevistas com autores brasileiros

http://www.cronopios.com.br/perfil_literario/

Minha lista de blogs

Itens compartilhados de joyce

Páginas