sábado, 25 de outubro de 2008

BLOGUEIRO PRESO NA CHINA

logueiro chinês é condenado a 12 anos de prisão
Um internauta chinês foi condenado a 12 anos de prisão na terça-feira por "subversão do poder do Estado" depois de apoiar um movimento de dissidentes exilados que pede eleições livres no país, informou seu advogado.
Yang Tianshui, 45, que está em custódia de autoridades desde dezembro do ano passado, não planeja apelar, em um protesto contra o julgamento que considerou como ilegal, disse seu advogado, Li Jianqiang. "Esperávamos o resultado, mas ainda não estamos satisfeitos porque ele é inocente", disse Li.

A sentença foi uma das mais duras já aplicadas nos últimos anos contra um internauta. O escritor Shi Tao, que também usava a Internet, foi condenado em abril a 10 anos de prisão por vazar segredos de Estado ao exterior. Yang é um dos vários blogueiros e jornalistas que estão sendo julgados este mês, em meio a o que analistas afirmam ser um fortalecimento dos controles sobre a mídia e a liberdade de expressão do país.

Yang foi preso depois de publicar ensaios na Internet que apoiavam o "Velvet Action of China", um movimento que faz referência à "Revolução de Veludo", que derrubou pacificamente o regime comunista na ex-Tchecoslováquia no final dos anos de 1980.

Ele foi acusado também de receber ilegalmente assistência financeira do exterior e de ajudar a organização de grupos regionais do Partido Democrático da China, atualmente considerado ilegal. Yang, que foi julgado na província costeira de Jiangsu, recusou-se a responder perguntas do promotor e do juiz, disse seu advogado.

Antes de ser condenado nesta terça-feira, ele cumpriu 10 anos de prisão por acusações de "contra-revolução" relacionadas às suas críticas contra a ação militar chinesa que culminou no massacre da Praça da Paz Celestial, afirmou a Comissão de Proteção a Jornalistas. Yang foi solto em 2000. A China foi o país que mais prendeu jornalistas em 2005 pelo sétimo ano consecutivo, afirma a Comissão de Proteção a Jornalistas.

Reuters


NESTA SEMANA GANHOU UM PRÊMIO DA FRANÇA

Nenhum comentário:

Dicionário inFormal

O dicionário de português gratuito para internet, onde as palavras são definidas pelos usuários.
Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português.
Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português!


http://www.dicionarioinformal.com.br/

Arquivo do blog

Entrevistas com autores brasileiros

http://www.cronopios.com.br/perfil_literario/

Minha lista de blogs

Itens compartilhados de joyce

Páginas